Beyoncé processa filme sobre Bolsonaro por uso indevido da música “Survivor”

 

A cantora Beyoncé e sua equipe entraram com uma ação judicial contra a produção do filme Dark Horse, longa que retrata a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro, após constatarem o uso não autorizado da música Survivor — sucesso do grupo Destiny's Child — no teaser divulgado do filme.


De acordo com o comunicado feito por BeyGOOD — fundação ligada à Beyoncé — o uso da faixa foi realizado “sem autorização”. O coordenador da organização no Brasil, Anderson Nick, afirmou que “as providências legais já estão sendo tomadas para que o trailer seja retirado o mais rápido possível”.


O filme Dark Horse, com produção e roteiro do deputado federal Mário Frias (PL-SP), e direção do cineasta Cyrus Nowrasteh, tem como protagonista o ator norte-americano Jim Caviezel. A estreia do longa está prevista para 2026.


A canção Survivor foi composta por Beyoncé, Anthony Dent e Mathew Knowles e, nos anos 2000, foi um dos maiores sucessos globais do Destiny’s Child. A utilização sem a devida permissão no teaser de um filme — especialmente um de forte carga política — configura violação de direitos autorais e motivou a reação judicial da equipe da artista.


Até o momento, a produção de Dark Horse não se manifestou publicamente sobre a demanda de retirada do material ou sobre eventuais correções.


A ação judicial movida por Beyoncé reforça a importância da observância dos direitos autorais em produções audiovisuais — sobretudo quando envolvem músicas consagradas e narrativas com repercussão pública.



Postagem Anterior Próxima Postagem