O universo de Avatar vai continuar surpreendendo os fãs. James Cameron revelou em entrevista a Variety que Avatar: Fogo e Cinzas, terceiro capítulo da saga, terá três horas de duração: "E chegamos a três horas, grande surpresa! Mas funciona perfeitamente, e os atores ficaram super animados com a ideia. É tipo, ah, tudo bem, parece certo, sabe? Então não é algo definitivo. É um processo criativo em constante evolução. E é isso que mantém você vigoroso e engajado", comentou o diretor, ao falar sobre o retorno do personagem, que foi uma ideia de última hora.
Além da longa duração, Cameron adiantou que o filme trará de volta a ave usada por Jake Sully no primeiro Avatar. Segundo ele, essa foi uma “ideia de última hora”, mostrando que até mesmo em um projeto tão grandioso ainda há espaço para mudanças inesperadas que podem dar novo ritmo à narrativa.
A trama também promete expandir o universo de Pandora, apresentando novos povos e culturas. Depois de conhecermos os Metkayina, no segundo longa, agora será a vez do público conhecer o “Povo das Cinzas”, uma tribo vulcânica e agressiva, que servirá de contraste ao pacífico clã dos mares. A atriz Oona Chaplin viverá Varang, a líder desse grupo, reforçando o tom mais intenso da nova história. Outro detalhe importante é que Jake Sully não será mais o narrador. Dessa vez, a narrativa ficará sob o ponto de vista de Lo’ak, interpretado por Britain Dalton, o que promete dar uma nova perspectiva ao enredo.
Com estreia marcada para 19 de dezembro de 2025, Avatar: Fogo e Cinzas é apenas o começo da próxima fase da franquia. Avatar 4 está previsto para chegar em 21 de dezembro de 2029, e Avatar 5 em 19 de dezembro de 2031, encerrando a saga mais de duas décadas após o lançamento do filme original, em 2009.
Com uma duração épica, novas tribos, personagens marcantes e mudanças estruturais na narrativa, Avatar: Fogo e Cinzas promete ser um dos filmes mais aguardados de 2025. A expectativa é enorme para ver como James Cameron vai expandir o mundo de Pandora e manter a franquia como uma das maiores da história do cinema.