Desenvolvedor de Indiana Jones critica impacto do Game Pass nos jogadores

 

O lançamento de Indiana Jones e O Grande Círculo trouxe não apenas a expectativa dos fãs da franquia, mas também um debate importante sobre o impacto do Xbox Game Pass na forma como os jogadores consomem novos títulos. Jens Andersson, diretor de design da MachineGames, destacou em entrevista que o serviço de assinatura da Microsoft influencia diretamente o comportamento do público e cria novos desafios para os desenvolvedores.


Segundo Andersson, o estúdio teve de pensar em uma abordagem diferente para conquistar tanto os fãs clássicos quanto quem nunca assistiu aos filmes de Indiana Jones. Como ele explica, “para este jogo em particular, também temos que lidar com jogadores que sabem quem é Indiana Jones e com aqueles que não sabem. Há muitas crianças por aí que não viram os filmes, e esta será a primeira vez que elas conhecerão a propriedade intelectual. Então, tentamos fazer deste o jogo da MachineGames mais acessível até agora”.


O fator Game Pass também pesou no desenvolvimento. O diretor ressaltou que “muitas pessoas experimentarão este gênero pela primeira vez. Era muito, muito importante tornar a integração mais forte e melhor do que em outros títulos. Esse era um grande foco”. A preocupação faz sentido: o serviço oferece centenas de jogos a um clique, o que aumenta a chance de o jogador testar um título por poucos minutos e abandoná-lo em seguida.


Andersson foi direto ao ponto sobre esse comportamento: “Conhecemos o comportamento dos jogadores. Eles entram por cinco minutos e desistem. Você pode tomar uma certa quantidade de decisões com base nisso, mas, ao mesmo tempo, não quer fazer muitas concessões. Precisa ser um ótimo jogo para o jogador que joga até o fim. Essa é a parte mais importante para nós, sendo o estúdio centrado na história como somos. É um equilíbrio difícil”. Esse desafio evidencia como o Game Pass oferece visibilidade e acesso imediato a novos públicos, mas ao mesmo tempo cria uma barreira de retenção: conquistar a atenção nos primeiros minutos sem comprometer a experiência narrativa completa. Para a MachineGames, o equilíbrio entre acessibilidade, profundidade e fidelidade à proposta de Indiana Jones foi fundamental para entregar uma aventura capaz de prender tanto os curiosos quanto os jogadores que irão até o final da jornada.



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