Oscar 2026: O Agente Secreto lidera disputa entre 16 filmes brasileiros pela vaga de Melhor Filme Internacional

 

O Brasil já deu a largada para a corrida do Oscar 2026 e promete levar produções de peso para tentar repetir o sucesso do ano anterior. Entre os 16 filmes brasileiros pré-selecionados para disputar a vaga na categoria Melhor Filme Internacional, o grande destaque é “O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho estrelado por Wagner Moura, que já chega com currículo premiado no Festival de Cannes.


Lista completa dos filmes brasileiros no Oscar 2026


A lista divulgada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais traz produções de diferentes gêneros, mostrando a diversidade e a força do cinema nacional. Confira os indicados:


“A Melhor Mãe do Mundo” – Anna Muylaert


“A Praia do Fim do Mundo” – Petrus Cariry


“Baby” – Marcelo Caetano


“Homem com H” – Esmir Filho


“Kasa Branca” – Luciano Vidigal


“Malu” – Pedro Freire


“Manas” – Mariana Brennard


“Milton Bituca Nascimento” – Flavia Moraes


“O Agente Secreto” – Kleber Mendonça Filho


“O Filho de Mil Homens” – Daniel Rezende


“O Último Azul” – Gabriel Mascaro


“Oeste Outra Vez” – Erico Rassi


“Os Enforcados” – Fernando Coimbra


“Retrato de Um Certo Oriente” – Marcelo Gomes


“Um Lobo Entre os Cisnes” – Marcos Schechtman e Helena Varvaki


“Vitória” – Andrucha Waddington


“O Agente Secreto” é o favorito


Entre todos os concorrentes, “O Agente Secreto” desponta como o favorito a representar o Brasil no Oscar 2026. O longa se passa no Recife de 1977 e acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que retorna à cidade natal em busca de tranquilidade, mas acaba se envolvendo em intrigas e perigos locais.


A produção conquistou o prêmio de Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho e o de Melhor Ator para Wagner Moura no Festival de Cannes 2025. Além disso, levou os troféus FIPRESCI e AFCAE, reforçando seu potencial para brilhar internacionalmente.


Outros destaques da seleção


“O Último Azul” – Ficção científica de Gabriel Mascaro com Rodrigo Santoro no elenco. Premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim e com estreia nacional marcada para 28 de agosto.


“Oeste Outra Vez” – Western brasileiro dirigido por Erico Rassi e protagonizado por Babu Santana, com estreia prevista para março de 2025.


“Vitória” e “Homem com H” – Produções que ampliam o leque de estilos e mostram o quanto o cinema brasileiro está diversificado.


Quando sai o resultado?


O comitê responsável vai se reunir em 8 de setembro de 2025 para avaliar as produções, e o anúncio oficial do escolhido será feito em 15 de setembro de 2025. O filme vencedor será o representante do Brasil na corrida pela estatueta de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026.


Em 2025, o país fez história ao vencer essa categoria com “Ainda Estou Aqui”, e agora tenta manter o ritmo com uma nova indicação.


Com uma seleção que vai de thrillers históricos a ficções científicas e documentários, o Brasil mostra que está pronto para disputar espaço no cenário cinematográfico global. “O Agente Secreto” lidera as apostas, mas títulos como “O Último Azul” e “Oeste Outra Vez” também carregam potencial para surpreender.


Agora é esperar: no dia 15 de setembro, saberemos qual filme terá a missão de representar o país na noite mais importante do cinema mundial.



Postagem Anterior Próxima Postagem