A franquia Extermínio está de volta com força total e promete renovar o fôlego do terror pós-apocalíptico. O quarto filme da saga, intitulado Extermínio: O Templo dos Ossos, chega aos cinemas brasileiros em 15 de janeiro de 2026 e já vem chamando atenção pela empolgação de sua diretora, Nia DaCosta.
Durante o Festival de Edimburgo, DaCosta revelou ter ficado impressionada com o roteiro escrito por Alex Garland, criador do clássico original: “Fazer a sequência de Extermínio 3: A Evolução foi uma das melhores experiências cinematográficas que já tive! Alex Garland te entrega um roteiro e você pensa: ‘Isso é incrível’.” A cineasta ainda brincou dizendo que sua maior contribuição foi simples: “basicamente pedi por mais infectados. [risos] Essa foi minha grande contribuição.”
Enredo e elenco de peso
O novo capítulo acompanha Jamie (Aaron Taylor-Johnson) e Isla (Jodie Comer), que vivem com o filho Spike (Alfie Williams) na Ilha de Lindisfarne — ou “Ilha Santa” — um refúgio seguro em meio ao mundo devastado pelo vírus. O jovem de 12 anos, porém, precisa deixar o conforto protegido para encarar um perigoso ritual de amadurecimento. O elenco ainda conta com Ralph Fiennes, interpretando um médico sobrevivente com métodos nada convencionais.
Uma nova trilogia em construção
Extermínio: O Templo dos Ossos marca a segunda parte de uma nova trilogia. Alex Garland escreverá os três filmes, enquanto Danny Boyle dirige o primeiro e o último, deixando DaCosta no comando deste capítulo intermediário. O ator Cillian Murphy, protagonista do filme original, retorna com uma participação especial e deve ganhar mais destaque no próximo longa.
Reflexão sobre trabalhos anteriores
Nia DaCosta também comentou sobre desafios enfrentados em seus filmes anteriores, como Candyman e As Marvels. “Um dos problemas que tive com esses projetos foi a falta de um roteiro realmente sólido, o que sempre acaba causando estragos em todo o processo”, explicou. Sobre As Marvels, ela revelou: “chegou um ponto em que pensei: ‘Ok, este não será o filme que eu apresentei, ou mesmo a primeira versão do filme que eu filmei.’”
Estreia confirmada no Brasil
Com o título oficial Extermínio: O Templo dos Ossos, o longa estreia nos cinemas brasileiros em 15 de janeiro de 2026. Internacionalmente, o filme será lançado como Extermínio: O Templo dos Ossos.