Muito se falou sobre Branca de Neve nos meses que antecederam seu lançamento. No fim das contas, o filme recebeu críticas amplamente negativas (39% no Rotten Tomatoes) e arrecadou apenas US$ 205,6 milhões nas bilheterias mundiais.
A protagonista Rachel Zegler começou a ser criticada desde o momento em que foi escalada, principalmente porque a atriz colombiano-americana não tinha a pele "tão branca quanto a neve". No entanto, mais polêmica se seguiu quando ela fez o que muitos consideraram comentários depreciativos sobre o clássico animado de 1937, enquanto sua decisão de escrever "Palestina livre" ao lado de uma postagem com um X no trailer do remake também causou comoção.
As coisas se intensificaram depois das eleições americanas do ano passado, quando ela escreveu "F*** Donald Trump" no Instagram, e quando a iD perguntou a Zegler sobre a percepção que se formou sobre ela online, ela respondeu: "É interessante. Às vezes, é realmente alarmante."
"Minha compaixão não tem limites, é isso mesmo", continuou ela, "e meu apoio a uma causa não anula nenhuma outra. Isso sempre esteve no cerne de quem eu sou como pessoa. É assim que fui criada."
"Obviamente, há coisas em jogo ao falar abertamente, mas nada vale vidas inocentes", observou Zegler. "Meu coração não tem cerca, e se isso for considerado minha ruína? Há coisas piores."
Com alguns atribuindo as falhas de Branca de Neve a Zegler, a estrela de Shazam! Fúria dos Deuses admite que tem sido difícil lidar com o ódio online e ver um papel dos sonhos se transformar rapidamente em um pesadelo. "Meu psiquiatra me acompanhou em tudo isso. 'O que você está passando não é normal'. Essa frase fez maravilhas por mim em várias situações da minha vida."
Zegler acrescentou que foi medicada para ansiedade por conta da experiência com Branca de Neve, "o que foi realmente uma mudança radical, porque eu simplesmente não estava funcionando. E eu queria funcionar de uma forma que me fizesse sentir confiante na maneira como eu me movia pelo mundo".
Apesar de tudo, Zegler não quer ser vista como vítima. "Acho que a mentalidade de vítima é uma escolha, e eu não a escolho", afirmou. "Também não escolho a maldade diante dela. Não escolho a negatividade diante dela. Escolho a positividade, a luz e a felicidade. E acredito que, às vezes, a felicidade é absolutamente uma escolha, e todos os dias acordo e me considero muito sortuda por viver a vida que vivo."
Zegler se recuperou com Evita no West End de Londres, deixando Branca de Neve para trás. Muitos atores superaram fracassos de crítica e bilheteria com facilidade e, apesar da tempestade nas redes sociais, o público e a crítica pareceram reagir positivamente à sua interpretação da Princesa Disney.
Branca de Neve agora está disponível para streaming no Disney+.