O embargo de críticas a Lilo & Stitch foi suspenso hoje mais cedo e as primeiras reações entusiasmadas nas redes sociais não correspondem exatamente ao que os críticos estão dizendo.
O consenso parece ser que o remake live-action é muito cauteloso, servindo essencialmente como um remake cena a cena do adorado clássico animado de 2002 no qual se baseia. Os personagens, o humor e o visual recebem muitos elogios, mas muitos simplesmente questionam a necessidade de outro filme da Disney que repita a mesma história em uma mídia diferente.
Como Treinar o Seu Dragão provavelmente será criticado pelo mesmo motivo, mas a Disney já fez muitos desses filmes. Felizmente, Lilo & Stitch parece ser uma grande melhoria em relação à Branca de Neve.
No fim das contas, as críticas dificilmente importam. Espera-se que Lilo & Stitch quebre recordes de bilheteria neste fim de semana do Memorial Day, e as opiniões dos críticos raramente afetam o sucesso de filmes para a família como este.
"Lilo & Stitch não é uma vergonha", diza crítica da Variety. "Poucos desses remakes da Disney o são, já que são feitos com muito cuidado. Mas, em vez de aprofundar nosso amor pelos originais, eles tendem a corroê-lo, minando a magia com a qual Walt fundou a empresa."
O Hollywood Reporter, por sua vez, acrescenta: "Em ambas as versões, Lilo & Stitch não está no topo da lista de filmes para a família Disney, como evidenciado pelo fato de que este remake estava originalmente programado para ser lançado diretamente em streaming."
O Wrap simplesmente afirma: "A Disney já produziu remakes live-action piores de seus amados filmes. Muito piores. Meu Deus, muitos deles são piores."
Então, os negociadores não estavam entusiasmados, mas a IGN estava. "Lilo & Stitch é um dos resultados mais fortes da campanha incessante de remakes da Disney, pegando a essência emocional do original e amplificando-a de forma comovente", explica o site.
A Radio Times descreve-o como "uma diversão intergeracional habilmente executada que combina o visual de uma produção suntuosa da Disney com muito charme excêntrico".
O Screen Rant se entusiasmou: "Desta vez, os riscos são um pouco maiores, e os problemas são igualmente realistas. No entanto, isso não impede que você se deixe levar pelas alegrias do novo Lilo & Stitch."
O IndieWire repete uma crítica comum a essas adaptações live-action, observando: "O cerne desta história permanece firmemente intacto, mas há algo em vê-la renderizada em live-action que tira sua magia inerente".
Com um total de 54 avaliações contabilizadas no momento em que escrevemos este texto, Lilo & Stitch está com 76% de aprovação no Rotten Tomatoes. Essa pontuação provavelmente mudará nos próximos dias, mas a coloca no mesmo patamar de A Bela e a Fera (71%), Christopher Robin (73%) e Cruella (75%).
Lilo & Stitch é a história extremamente engraçada e tocante de uma garota havaiana solitária e do alienígena fugitivo que ajuda a consertar sua família destruída.
O filme é dirigido pelo premiado cineasta Dean Fleischer Camp ( Marcel the Shell with Shoes On ), com roteiro de Chris Kekaniokalani Bright e Mike Van Waes, e estrelado por Sydney Elizebeth Agudong, Billy Magnussen, Tia Carrere, Hannah Waddingham, Chris Sanders, com Courtney B. Vance, Zach Galifianakis, e apresenta Maia Kealoha.
Lilo & Stitch é produzido por Jonathan Eirich, pga e Dan Lin, com Tom Peitzman, Ryan Halprin, Louie Provost e Thomas Schumacher atuando como produtores executivos.