A greve dos atores deve começar hoje, após o término das negociações e o término do prazo

 

Hollywood está se aproximando de tempos sem precedentes. O Writers Guild of America - O sindicato dos roteiristas - está em greve desde 2 de maio, depois que o grupo não conseguiu chegar a um acordo com a Alliance of Motion Picture and Television Producers - a associação comercial que representa mais de 350 produtoras de TV e cinema. Com o atual cenário de entretenimento dominado pelo streaming, a WGA está buscando contratos aprimorados que reflitam o avanço da indústria. Apesar da televisão e do cinema terem evoluído exponencialmente ao longo do século, o salário dos roteiristas diminuiu 14% nos últimos cinco anos. Cineastas e talentos mostraram apoio quase unânime ao WGA nos últimos dois meses, e parece que eles devem apoiar os roteiristas em breve.


SAG-AFTRA, o Screen Actors Guild - o sindicato que representa mais de 120 mil atores americanos, não conseguiu chegar a um novo acordo com os estúdios antes que seu contrato atual expirasse à meia-noite. Agora que não há acordo em vigor, SAG-AFTRA disse que seu comitê de negociação votou unanimemente para recomendar uma greve.


"A SAG-AFTRA negociou de boa fé e estava ansiosa para chegar a um acordo que atendesse suficientemente às necessidades dos artistas, mas as respostas da AMPTP às propostas mais importantes do sindicato foram um insulto e desrespeitaram nossas contribuições massivas para esta indústria" , disse o presidente da SAG-AFTRA, Fran disse Drescher. "As empresas se recusaram a se envolver significativamente em alguns tópicos e em outros nos bloquearam completamente. Até que eles negociem de boa fé, não podemos começar a fechar um acordo."


O cerne da divisão atual se resume à variável de streaming mencionada anteriormente. Antes que os serviços over-the-top se tornassem a norma, os escritores eram compensados ​​com base no sucesso dos projetos transmitidos, graças aos dados de audiência da televisão. Hoje, os estúdios não estão dispostos a divulgar seus próprios dados de audiência, deixando o sucesso métrico de muitos desses projetos de streaming desconhecidos.


Além disso, as guildas querem estabelecer regulamentos em relação à inteligência artificial. Conforme evidenciado pelas recentes obras de arte, músicas e scripts gerados por IA compartilhados em plataformas de mídia social, a tecnologia está evoluindo em uma taxa exponencial. Em um esforço para se antecipar, os atores querem garantir que sejam pagos por qualquer uso de sua imagem gerado pela IA.


O AMPTP respondeu às negociações fracassadas colocando a culpa no SAG-AFTRA.


"Estamos profundamente desapontados com o fato de a SAG-AFTRA ter decidido desistir das negociações" , disse o grupo de empregadores em um comunicado. "Esta é a escolha da União, não nossa. Ao fazê-lo, rejeitou nossa oferta de salários históricos e aumentos residuais, limites substancialmente mais altos para pensões e contribuições de saúde, proteções de audição, períodos de opção de série reduzidos, uma proposta inovadora de IA que protege os atores ' semelhanças digitais e muito mais. Em vez de continuar negociando, SAG-AFTRA nos colocou em um curso que aprofundará as dificuldades financeiras de milhares que dependem da indústria para sua subsistência."


Esta é a primeira vez que o SAG-AFTRA entrou em greve desde 1980. A última vez que o SAG-AFTRA e o WGA entraram em greve simultaneamente remonta a 1960.



Postagem Anterior Próxima Postagem