A Niantic anunciou que interrompeu os downloads de seus jogos na Rússia e na Bielorrússia, com a jogabilidade sendo suspensa em breve. Ontem à noite, a Niantic anunciou que seus jogos de realidade aumentada Pokemon Go, Ingress e Pikmin Bloom não estão mais disponíveis para download na Rússia e na Bielorrússia, em resposta à invasão da Ucrânia por esses países no mês passado. Além disso, a jogabilidade desses jogos será suspensa em breve. A decisão veio à medida que mais e mais empresas suspendem as vendas de seus produtos na Rússia e na Bielorrússia, com muitas corporações internacionais também suspendendo as operações comerciais nos países. A App Store da Apple suspendeu anteriormente as compras na Rússia, enquanto o Google Play descontinuou seus serviços de assinatura e pagamento, por isso pode ter sido difícil para muitos jogadores na Rússia baixar Pokemon Go ou já fazer compras no jogo.
A Niantic anunciou anteriormente que estava doando US$ 200.000 para organizações que apoiam os esforços humanitários na Ucrânia, com funcionários da Niantic levantando US$ 75.000 adicionais em fundos para apoiar esses esforços. A Pokemon Company anunciou uma doação semelhante no início desta semana também.
A Niantic segue os passos de várias outras editoras de jogos, incluindo Nintendo, Sony, Microsoft, Ubisoft e Electronic Arts, que anteriormente suspenderam as vendas na Rússia, citando a invasão como motivo. A Nintendo também anunciou recentemente que estava adiando o lançamento de Advance Wars 1 + 2: Reboot Camp devido ao conflito em andamento. As sanções dos Estados Unidos e de outros países fecharam o comércio e as importações para a Rússia, o que também contribuiu para a decisão de muitas empresas de sair da Rússia enquanto a invasão da Ucrânia continua.
Embora a Rússia tenha uma base de fãs de Pokemon Go menor do que outros países, o jogo ainda possui algum conteúdo exclusivo para partes desse país. Notavelmente, Pachirisu é exclusivo para partes do Canadá, Alasca e Rússia.
Tags
games